sábado, 20 de novembro de 2010

As raparigas e o rugby

Vejo-me uma situação complicada: entrei para a equipa de rugby feminino do Benfica e isto tem despertado nas pessoas sentimentos bastante diferentes. Já tive a típica reacção dos amigos que ficaram perplexos com a ideia de me ver no meio de uma salganhada de raparigas com a hipótese de sair toda arranhada, já me vieram com a conversa do "mas isso não é um jogo para raparigas, devias antes dançar" mas também já me deram muita força e me disseram "vou levar um cartaz a dizer "Márcia dá-me a tua camisola" para os teus jogos" mas a que mais me espantou foi mesmo a segunda.
Porque é que é um jogo de homens? Ok, eu sei que é uma modalidade violenta e que requer alguma força, mas daí a ser considerado um jogo masculino já é um exagero. Eu não sou uma rapariga grande, tenho 1,63 m e 56 kg e adaptei-me sem qualquer problema ao jogo, é claro que tenho colegas de equipa que fazem duas ou três de mim e já fui placada por elas e não morri!
Eu não sou femininista, nem me costumo sentir incomodada com este tipo de comentários, mas este em especial deixou-me com "comichão", porque é que uma rapariga tem de dançar e um rapaz jogar à bola? Eu sou rapariga e prefiro mil vezes desportos de contacto a ter de dançar, prefiro ficar toda negra porque uma adversária do dobro do meu tamanho me caiu em cima a andar em pontas com um tutu cor-de-rosa e uma fita no cabelo, apesar disto até sou bastante feminina. Ah claro, quando digo que faço rugby fica tudo a olhar para mim e até chegam a perguntar "Mas não devias ter a constituição física de um homem?" ora aqui está outro mito: não é preciso ser-se grande para jogar rugby, como disse até sou pequenina, basta ter vontade de o fazer e gostar de o fazer, lá por sermos pequenas não quer dizer que sejamos um alvo fácil, até nos podemos esquivar mais facilmente!

Termino este post com o endereço do blog da equipa feminina de Rugby do Sport Lisboa e Benfica:
http://rugbyfemininoslb.blogspot.com


Andei um pouco afastada do blog, mas quem não tem nada para dizer mais vale ficar calado, não é?

Este post foi escrito ao som de The Doors, excelentes letras, excelente sonoridade, gosto especialmente da Alabama Song (Whiskey Bar).

Com os melhores cumprimentos,

MGP

Sem comentários:

Enviar um comentário