quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lady GaGa- fenómeno ou imitação?


Foi-nos dada a conhecer através do hit "Just Dance", à primeira vista ela não passaria de uma "one hit wonder" mas rapidamente essa ideia foi desaparecendo. Agora, sensivelmente um ano depois, GaGa é considerada uma das maiores entertainers do Mundo.Os seus fatos, maquilhagem e coreografias deixam-nos com uma vontade de ser como ela (pelo menos a mim deixam), mas para alguns ela não passa de um update de Madonna.
GaGa e Madonna:
Um vídeo no YouTube (talvez feito por alguém que não aceita a nova artista) mostra-nos uma mistura de vídeos das duas e as semelhanças são evidentes. Mesmo assim, GaGa elevou as coisas para um nível totalmente diferente, na mesma música consegue ser uma rapariga chorosa e uma femme fatale (Bad Romance), a sua versatilidade é incrível. Quem pensa que GaGa só tem voz para músicas um tanto ou quanto sintetizadas e cheias de efeitos engana-se, versões acústicas de várias músicas (destaco Paparazzi e Poker Face) mostram que esta rapariga de 24 anos tem voz e sabe como usá-la.
De qualquer das maneiras a Material Girl já não está para nova (apesar da sua aparência física fazer inveja a muitas miudinhas que para aí andam) e algum dia o seu "reinado" vai acabar, ou pensavam que ela iria durar para sempre? Tal como Michael Jackson a senhora não é eterna e alguém tem de a substituir, durante muitos anos pensou-se que o seu lugar ia ser ocupado por Britney Spears mas esta ficou louca e mandou todo o seu "talento" (peço desculpa pelas aspas mas sinceramnete não penso que a rapariga tenha muito) pelo cano abaixo. Na mesma altura de Britney surgiu Christina Aguilera, mas rapidamente se desvaneceu e emergiu recentemente como uma "imitação" da GaGa e sinceramente esta tem voz para algo mais suave que a Pop pura e dura em que se quer integrar. Posto isto temos Stefani Joanne Angelina Germanotta mais conhecida por Lady GaGa, a única que a meu ver pode ocupar o lugar de Madonna e que talvez poderá ter mais sucesso, se a fama não lhe subir à cabeça e decidir não rapar o cabelo e engordar, se o fizer será um desperdício de verdadeiro talento.
Ainda há a ideia que GaGa não passa de um produto de Marketing e se o for? Não está muito bem conseguido? Não é isso que nos tempos que correm vende mais na indústria musical?
Este post é suspeito pois sou uma fã incondicional de GaGa e da sua música, mas os factos estão presentes, a rapariga safa-se muito bem e vai marcando a sua posição. Podem chamá-la de imitação, produto de Marketing, etc... Mas a verdade é que vende e tem sucesso, quer queiramos quer não e isso ninguém pode negar.

Dia 10 de Dezembro Portugal vai ser invadido por esta extravagante cantora e eu espero estar lá, o preço não é muito sugestivo mas acho que se justificam os 60 euros pedidos. GaGa tem um espectáculo deslumbrante em termos tecnológicos, coreográficos e musicais, se paguei o mesmo preço para ver Madonna porque não pagar por GaGa? Se for vão ser 60 euros muito bem gastos e sem qualquer arrependimento.
Assim termino este post deixando alguns dos vídeos acima falados.

http://www.youtube.com/watch?v=2Abk1jAONjw - "Just Dance"

http://www.youtube.com/watch?v=Lo2RcQr42BY - Comparação de Madonna e Lady GaGa

http://www.youtube.com/watch?v=qrO4YZeyl0I - "Bad Romance"

http://www.youtube.com/watch?v=7CUYvWTd6oA - "Poker Face acústico"

Com os melhores cumprimentos,

MGP

6 comentários:

  1. A Gaga já mete nojo e estares a dizer tão bem dela enjoa. Ela tornou a onda futurista mainstream. Se pagaste para ver Madonna não percebo porque vais ver essa Gaga. Ultimamente, a Gaga ja passa na RFM e é sinal que o mundo está a piorar. Já agora, os bilhetes são 65 euros e não deixaria um filho meu ver essa hermafrodita estranha.
    Para além do tema do post não ser bom, o tipo de letra é ilegível. A layout está pessima e vocês não sabem fazer embed e o vosso blog fere a vista.
    E 'FUMAR MATA', vem escrito em todo o lado. Não há nada melhor para banda sonora do que Aerosmith.

    ResponderEliminar
  2. Cada um tem a sua opinião, se todos pensássemos da mesma maneira o Mundo acabaria por ser monótono. Respeito a sua opinião e não a julgo, simplesmente expressei a minha e não com a intenção de a impor a ninguém. Não percebo qual seja o problema de tornar a onda futurista mainstream, não querendo desrespeitá-lo tenho uma pergunta: é adepto da ideia de que tudo o que é considerado mainstream não presta? Porque se realmente é peço desculpa, mas a sua mentalidade não é muito aberta.
    Agradeço a crítica ao design do blog, isso só nos vai ajudar a melhorá-lo, em relação ao embed nós somos novatas nestas andanças e vamos aprendendo com aqueles que nos criticam construtivamente como o senhor.
    Espero que continue a ler os nossos posts e sempre que possível critique positiva ou negativamente, a sua opinião será sempre bem-vinda. Mais uma vez obrigada.
    Em relação à banda sonora, gosto de Aerosmith mas não nos devemos cingir a uma só banda, cada post (que seja escrito por mim) será ao som de diferentes artistas e estilos.

    Com os melhores cumprimentos,

    MGP

    ResponderEliminar
  3. eu não sou fã incondicional da LadyGaga, mas ouço esporadicamente as músicas, porque têm a sua piada e ritmos diferentes. Mas lá que ela anda a revolucionar o mundo da pop está!

    ResponderEliminar
  4. Reparemos que se está a contradizer. "Se todos pensássemos da mesma maneira o Mundo acabaria por ser monótono". O problema de tornar a onda futurista mainstream prende-se com o facto de que o próprio termo designa algo estereotipado. Se Gaga está a trazer a ave rara do futurismo para a superfície terrestre, não será isso dizer, segundo o seu pensamento, que o Mundo está-se a tornar monótono? Creio que sim.
    Agradeço que não tenha levado a minha crítica a peito, mas se estiver atento, verá que também estou a responder à questão que me colocou.
    Como sugestão para o próximo post, uma vez que está aberta a "diferentes artistas e estilos", tenha em conta os ZZ Top. Grande banda sonora.

    ResponderEliminar
  5. JoaninhaFerreira, concordo plenamente com a tua opinião, só o facto da GaGa não se ter deixado influenciar pela Pop "docinha" a que nos temos vindo a habituar com artistas como a já referenciada Britney Spears. é de valorizar!

    ResponderEliminar
  6. jperestelo1961:
    Mas explique-me uma coisa, Madonna também não é mainstream? Mas no entanto estava a "defendê-la" no seu primeiro comentário. Sinceramente não concordo com o facto do mainstream tornar o mundo monótono, porque vão sempre existir pessoas que o contrariam, eu estava a considerar monótono todos termos a mesma opinião. Só o facto de termos opiniões diferentes quebra a monotonia. Para além disso se não houvesse algo estereotipado não haveria nada que o contrariasse.
    Não sou da mesmo opinião há bandas consideradas mainstream que são boas, dou-lhe um exemplo bem português Xutos & Pontapés, já passou o tempo em que eles eram considerados independentes e contra o comercial.
    Obrigada pela sugestão, conheço muito pouco, mas do que conheço gosto.

    Com os melhores cumprimentos.

    MGP

    ResponderEliminar